Para reforçar a preparação para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), está realizando mais uma edição do projeto Amazonas no Enem, com transmissão de “aulões” de reforço para estudantes matriculados no terceiro ano do ensino médio nas unidades de ensino da capital e dos 61 municípios do interior.

As aulas, que começam às 9h, são transmitidas via Centro de Mídias de Educação, na sede da Seduc, localizada na avenida Waldomiro Lustoza, nº 250, bairro Japiim 2, zona sul. Na aula deste sábado, dia 15 de agosto, serão ministrados conteúdos da disciplina de Biologia, além da resolução de questões que constam na avaliação.

Criado em 2013, o projeto, que atende a mais de 49 mil estudantes, visa desenvolver habilidades, junto aos alunos do ensino médio que farão o Enem, a fim de ampliar a capacidade de resolver questões específicas de cada componente curricular exigido no Exame. As aulas são realizadas durante todos os sábados até o dia 17 de outubro, na semana anterior à realização das provas.

De acordo com o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares da Silva, o objetivo dessa ação é reforçar o trabalho de preparação dos estudantes que farão as provas do Enem, o qual já é desenvolvido nas escolas da rede estadual, por meio da aplicação de simulados, oficinas de redação, entre outras atividades.

Enem – A edição de 2015 do Enem terá 7.746.057 candidatos, segundo balanço divulgado no dia 31/07, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O Instituto ainda não divulgou o número de candidatos por Estado. O número é 11,2% menor que o da edição de 2014 e quebra uma sequência de recordes registrada desde 2008.

Este ano, as provas do Exame Nacional do Ensino Médio serão realizadas nos dias 24 e 25 de outubro, iniciando às 13h30, pelo horário de Brasília e terão o total de 180 questões, distribuídas em quatro áreas de conhecimento: ciências humanas; ciências da natureza; linguagens, códigos e redação; e matemática.